DÚVIDAS FREQUENTES 

Tem uma pergunta? Nós podemos te ajudar, escolha a partir de diferentes temas.

Abaixo você encontrará resposta para as perguntas mais frequentes

Perguntas e respostas Mobilize Financial Services

MEU CONTRATO 

O QUE É CDC?

CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é uma operação de financiamento cuja finalidade do recurso é destinada à aquisição de bens que ficarão como garantia dessa operação. O veículo financiado é dado como garantia e fica alienado à instituição financeira até o término do contrato. Há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

POSSO TRANSFERIR O CONTRATO DE FINANCIAMENTO OU ARRENDAMENTO PARA OUTRO PESSOA?

Sim, você pode vender o seu veículo e transferir o seu contrato para outra pessoa através do processo de Cessão de Direitos.
Para que a transferência aconteça é necessário que seja analisado e aprovado o crédito do novo comprador, e o seu financiamento precisa estar com as parcelas em dia, bem como, a garantia do contrato deve estar livre de débitos (multas, IPVA, licenciamento).

Você pode iniciar o processo através da Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

Fique atento ao preenchimento da documentação, pois em casos de pendência ou falta de informações, o prazo poderá ser renovado até a entrega correta da documentação.

COMO FAÇO PARA SABER O SALDO DEVEDOR DO MEU CONTRATO?

Se você quiser saber o saldo devedor do contrato poderá facilmente visualizar através do Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Selecione a opção Boleto de Quitação.

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com nossa Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

COMO FAÇO PARA SOLICITAR A 2° VIA DO CONTRATO DE FINANCIAMENTO OU ARRENDAMENTO?

Caso você deseje receber uma 2ª via do seu contrato, entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

COMO PROCEDER NO ENCERRAMENTO DE UM CONTRATO DE LEASING?

Após a quitação do seu contrato de leasing liberaremos eletronicamente a alienação do veículo no SNG - Sistema Nacional de Gravames, porém, como o veículo esta em nome da Instituição Financeira, será necessário efetuar a liberação do do CRV/DUT – Documento Único de Transferência do Veículo ou ATPV-E, para que o registro de posse do veículo seja transferido para o seu nome ou a um terceiro. Para realizar o encerramento do contrato de leasing, deverão ser atendidas as seguintes condições:

- O contrato deverá estar quitado;
- O veículo deve estar livre de débitos (multas, IPVA, licenciamento).

Para dar início ao processo de encerramento de leasing acesse o Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Selecione a opção Encerramento de Leasing --> Preencha e imprima seu “Kit de Encerramento de Leasing”.

Você deverá preencher conforme as instruções e encaminhar para nosso endereço juntamente com os documentos solicitados e o DUT (Documento Único de Transferência) sem preenchimento.

Se ainda estiver com dúvidas, preparamos um material para ajudá-lo a entender o Encerramento do Leasing. Consulte em "Informações Importantes".

Fique atento ao preenchimento da documentação, pois em caso de pendência ou falta de informações, o prazo poderá ser renovado até a entrega correta da documentação.

COMO PROCEDER NO ENCERRAMENTO DE UM CONTRATO DE CDC?

Após o pagamento de todas as parcelas do financiamento, o veículo que está alienado à instituição financeira será liberado. Caso não ocorra a baixa automática, você deve entrar em contato com Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

Com a quitação do contrato, a alienação fiduciária é baixada automaticamente pelo SNG - Sistema Nacional de Gravames, devendo o cliente comparecer ao Detran para emitir um novo documento do veículo -CRV - Certificado de Registro do Veículo sem a indicação de alienação fiduciária. Lembramos que os custos relacionados à emissão do novo documento são de responsabilidade do cliente.

QUANDO RECEBEREI O CARNÊ PARA PAGAMENTO DAS PARCELAS?

O carnê para pagamento do seu contrato será enviado diretamente para o seu e-mail que foi cadastrado na proposta e o qual você assinou o contrato de financiamento. Caso o carnê não chegue até 5 dias antes do vencimento da 1ª parcela, você poderá facilmente visualizar através do Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Selecione a Opção Boleto de Parcela --> Selecione a parcela a pagar e gere a 2ª Via de Boleto

Caso não tenha recebido o carnê no seu e-mail você poderá solicitar a segunda via através da nossa Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

COMO FAÇO PARA PAGAR AS PARCELAS SEM O CARNÊ?

Se você precisar efetuar o pagamento do contrato e não estiver em posse do carnê, poderá facilmente visualizar o boleto através do Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Selecione a Opção Boleto de Parcela --> Selecione a parcela a pagar e gere a 2ª Via de Boleto. O pagamento é de inteira responsabilidade do cliente, fique atento.

COMO PROCEDER AO PAGAR ALGUMA PARCELA DO CONTRATO DE FORMA INVERTIDA?

Entende-se por inversão de parcelas quando o cliente paga a parcela errada e deseja fazer a inversão ou a alteração do pagamento para a parcela correta.

Caso isso tenha ocorrido, entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

É POSSÍVEL ALTERAR A DATA DE VENCIMENTO DAS PARCELAS?

Não há como alterar a data do vencimento das parcelas do veículo. A data do pagamento é estabelecida junto a concessionária no ato da contratação do seu financiamento.

COMO SOLICITAR A SEGUNDA VIA DO DOCUMENTO DO VEÍCULO?

Caso você precise de uma segunda via do documento do veículo financiado (CDC), você deverá comparecer diretamente no DETRAN regional e solicitar a segunda via do documento. Lembramos que os custos com a emissão da segunda via serão de responsabilidade do cliente.

Caso você precise de uma segunda via do documento do veículo arrendado (Leasing), você deverá entrar em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658 e solicitar uma autorização para emissão de segunda via do documento do veículo.

POSSO SUBSTITUIR (TROCAR) O VEÍCULO DURANTE A VIGÊNCIA DO CONTRATO?

Sim, você pode substituir o veículo atual do seu contrato por um novo veículo de igual ou maior valor aproveitando o mesmo financiamento, apenas substituindo a garantia do seu contrato ativo através do Processo de Substituição de Garantia.

Para que a substituição aconteça é necessário que sejam atendidas as seguintes condições: o contrato deve estar em dia e sem despesas de cobrança; a substituição será realizada somente entre veículos da mesma categoria;  o valor do novo veículo deverá ser igual ou superior ao valor de mercado, de acordo com a Tabela FIPE; os veículos (substituído e substituto) deverão estar livres de débitos (multas, IPVA, licenciamento) e deverá realizar uma vistoria cautelar do veículo.

Você pode iniciar o processo de Substituição de Garantia através do Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Selecione a Opção Substituição de Garantia --> Preencha o formulário, realize a assinatura digital e acompanhe o processo de acordo com as orientações do manual. Também poderá iniciar o processo através da Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658. Parecer: Neste processo, sempre há alteração do veículo. Sendo assim, os valores de seguros provavelmente terão alteração, mas isso é uma definição do cliente com a Corretora/Seguradora.

O QUE FAZER EM CASO DE SINISTRO DO VEÍCULO DURANTE A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE LEASING?

Em caso de sinistro com seu veículo durante a vigência do seu contrato de arrendamento, você deve contatar inicialmente sua seguradora para comunicar o sinistro. Posteriormente, você pode iniciar o processo de sinistro através do Portal do Cliente: Selecione seu contrato --> Sinistro de Leasing --> Preencha o formulário, realize a assinatura digital e acompanhe o processo de acordo com as orientações do manual.

Também poderá iniciar o processo através da Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

Se você optar pela substituição do veículo, o contrato será mantido e você deverá efetuar normalmente os pagamentos mensais das parcelas. A substituição só será realizada entre veículos de mesma categoria (carro por carro) e após prévia análise da solicitação. Lembramos que o valor da indenização paga pela seguradora será utilizado para a opção que você escolher. Fique atento: A Seguradora também necessita de prazo para analise da documentação.

COMO ACIONAR MEU SEGURO DE PROTEÇÃO FINANCEIRA?

A seguradora parceira da Mobilize Financial Services é a Assurant Seguradora, responsável pela avaliação da documentação e do processo de liberação do seguro, bem como, os prazos estabelecidos para o resgate.

Existem algumas condições para o requerimento do seguro, para mais informações consulte as condições gerais da sua apólice ou entre em contato através do telefone 0800 773 8110 ou se preferir, através do site www.assurant.com.br

CONSÓRCIO, QUAIS AS VANTAGENS?

Consórcio é a reunião de pessoas físicas ou jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por uma administradora de consórcio.

A finalidade é proporcionar crédito aos contemplados. Para mais informações consulte o site Consórcio Renault  www.consorciorenault.com.br ou ligue 0800 722 7660.

COMO POSSO FAZER A ALTERAÇÃO DOS MEUS DADOS CADASTRAIS?

É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados em nosso banco de dados. Caso precise alterar alguma informação entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

Lembramos que a alteração de alguns dados dependerá de comprovação por meio do envio de documentos.

COMO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA SAIR DO PAÍS (CARTA PARA ULTRAPASSAR A FRONTEIRA)?

Caso precise sair do país com seu veículo e necessite da Carta para ultrapassar a fronteira, entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658. A emissão da carta, no entanto, está condicionada ao pagamento pontual das obrigações contratadas, bem como a contratação de seguro endosso com a extensão do perímetro, tendo em vista as localidades no exterior em que o veículo trafegará.

Fique atento: A solicitação é de inteira responsabilidade do cliente, bem como, os prazos que devem ser respeitados. O prazo para envio da carta é de 05 dias úteis, portanto programe-se com antecedência.

O QUE É TC?

A Tarifa de Cadastro (TC) é a tarifa cobrada pela realização de pesquisa em serviços de proteção ao crédito, base de dados e informações cadastrais, e tratamento de dados e informações necessários ao início de Informações decorrente da contratação de operação de crédito ou de arrendamento mercantil. Sua cobrança é legal e expressamente prevista na Resolução nº 3919/10 do Conselho Monetário Nacional.

COMO DEVO PROCEDER CASO O TITULAR DO FINANCIAMENTO OU ARRENDAMENTO VENHA A FALECER?

Se o titular falecer durante o financiamento, a dívida não será quitada automaticamente. A cessão de direitos poderá decorrer mediante alvará judicial.

Observação: nos casos de falecimento todo e qualquer procedimento a ser realizado no contrato é indispensável que seja precedido de ordem judicial específica, proferida por meio de ordem judicial / alvará.

POSSO EFETUAR MUDANÇA DE COMBUSTÍVEL DO VEÍCULO FINANCIADO?

Sim, você pode efetuar a alteração do combustível de seu veículo. Para contratos de CDC não há necessidade de autorização da instituição financeira para a mudança de combustível do veículo. Porém, caso o Detran local exija essa autorização, entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

É POSSÍVEL MUDAR A UF - UNIDADE FEDERATIVA DA PLACA DO VEÍCULO FINANCIADO OU ARRENDADO?

Sim, é possível. Lembrando que neste processo poderá ser solicitado o comprovante de residência no novo endereço do cliente. Caso você precise alterar a Unidade Federativa da placa do seu veículo, entre em contato com a Central de Informação: (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) Capitais e Regiões Metropolitanas:4004 9898, e demais localidades 0800 722 9898. SAC (24hrs, sete dias por semana): 0800 722 7658.

Fique atento: Para este procedimento existem prazos que devem ser respeitados.

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